5 maneiras de se sentir menos inchado após grandes refeições festivas




  •  As festas de fim de ano podem fazer você se sentir inchado e desconfortável.
  • Especialistas compartilham maneiras de aliviar o desconforto estomacal nesta temporada de festas.
  • Conhecer seus gatilhos, trocar alimentos e eliminar o álcool pode ajudar a tornar as refeições do feriado mais agradáveis.

Uma barriga cheia e pesada pode significar que grandes coisas acabaram de ser consumidas, mas também pode significar que coisas desconfortáveis estão prestes a acontecer.


Para muitos brasileiros, esse sentimento é normal durante as celebrações do feriado.


De acordo com uma pesquisa do Calorie Control Council, um jantar típico de Ação de Graças contém mais de 3.000 calorias. Isso é quase o dobro da ingestão calórica recomendada para mulheres adultas com base nas Diretrizes Dietéticas para Americanos 2020-2025.


E os estômagos só conseguem reter uma determinada quantidade de comida antes de atingirem a sua capacidade.


Por exemplo, em média, o estômago de um adulto é semelhante em tamanho a um punho cerrado. Ele pode conter cerca de 2,5 onças se estiver vazio e expandir para conter cerca de 1 litro.


Ao encher o estômago até a capacidade máxima, isso pode causar desconforto, incluindo indigestão e até náusea.


Para ajudar a eliminar aquela sensação de superalimentação, letargia e inchaço, os especialistas em nutrição dizem que as 5 dicas a seguir podem ajudar a reduzir o desconforto intestinal durante as festas de fim de ano.

Reconheça seus gatilhos

Como convidado de uma festa, você pode ficar à mercê do que o anfitrião está servindo, o que pode significar que você pode não saber exatamente quais ingredientes eles estão usando para preparar a comida.


No entanto, saber com antecedência quais ingredientes provocam desconforto pode ajudar a eliminar o inchaço.


“Seja laticínios, glúten ou algum outro alimento, estar ciente das intolerâncias alimentares e outros gatilhos é importante para que você possa evitá-los ou limitá-los, a fim de prevenir problemas digestivos como inchaço”, disse Michael Hartman, PhD, especialista em nutrição, à Healthline.


Ele sugeriu perguntar ao anfitrião antes da festa o que pretende servir e quais ingredientes estão na comida.


“A última coisa que eles querem é que você se sinta mal”, disse Hartman.


Para identificar os alimentos que provocam o inchaço, Erin Palinski-Wade, nutricionista registrada e autora de Belly Fat Diet For Dummies, recomendou manter um registro alimentar diário e procurar padrões.


“É melhor monitorar os alimentos que você ingere, as porções, o momento, as emoções do momento (feliz, estressado, etc.), bem como quaisquer sintomas que você sinta”, disse ela ao Healthline. “Isso pode permitir que você procure padrões para identificar alimentos que podem causar inchaço, bem como ajudá-lo a ver se outros fatores, como o estresse, podem estar agravando seus sintomas”.

2.Não economize calorias para a festa

Comer de forma correta ao longo do dia pode ajudar a evitar que você se sinta ruim na festa.


De acordo com o youtuber Rodrigo Polesso, a quantidade não importa, mas sim, a qualidade do alimento.

 

“Cuidado com os alimentos que podem causar inchaço, como grandes quantidades de vegetais crucíferos de uma só vez, comer mais fibras do que normalmente comeria, ou fazer refeições com grandes quantidades de gorduras, sódio e açúcar adicionado”, disse ela

VÍDEO SOBRE ALIMENTOS FORTES.



3.Faça trocas de alimentos

Quer você seja o anfitrião ou saiba o que o anfitrião servirá na festa, você pode fornecer opções alternativas para escolher, caso siga uma dieta mais restrita.


“Se você está tentando construir um relacionamento saudável com a comida, existem trocas simples de alimentos saudáveis ​​para as festas de fim de ano que você pode fazer”, disse Hartman.


Por exemplo, se bolinhos de queijo e biscoitos recheados com laticínios são um aperitivo típico em sua mesa de jantar de feriado, ele disse para tentar misturá-los este ano com homus, pão sírio e vegetais frescos.


Em vez de purê de batata amanteigado, considere mudar para uma alternativa de batata-doce.


“E, em vez de optar por um prato de arroz rico em amido, opte por legumes ricos em potássio, um mineral que ajuda a eliminar o excesso de sódio causador de inchaço”, disse Hartman.


Palinski-Wade sugeriu usar leite em vez de creme de leite para reduzir a gordura nas receitas e reduzir grandes quantidades de sal usando especiarias saborosas como canela e noz-moscada.


Se a troca parecer cansativa ou muito trabalhosa, ela disse para comer com moderação. Sua estratégia favorita para fazer isso nas refeições do feriado é revisar primeiro todas as ofertas de comida, antes de adicioná-las ao prato.


“Em seguida, construa um prato balanceado enchendo 1/3 com produtos, 1/3 com proteína magra e o 1/3 restante com qualquer acompanhamento favorito”, disse ela. “Isso permite que você aproveite todas as ofertas sem exagerar, o que pode ajudar a reduzir o inchaço.”

4. Adicione folhas verdes ao seu prato


 

Legumes como espinafre, couve, bok choy, aspargos e acelga têm alto teor de água e também são baixos em calorias e repletos de vitaminas, minerais e fibras. “[Eles] funcionam bem para reduzir o inchaço”, disse Hartman.


Embora comer vegetais regularmente seja uma ótima maneira de adicionar fibras à dieta, Palinski-Wade alertou que aumentar gradualmente as fibras é a melhor maneira de promover movimentos intestinais saudáveis e reduzir o inchaço.


“Se você aumentar rapidamente a ingestão de vegetais sem se ajustar a uma ingestão adicional de fibras, isso pode resultar em mais inchaço”, disse ela. “Além disso, se você não aumentar a ingestão de água à medida que aumenta as fibras, isso também pode causar inchaço e prisão de ventre.”


Ela recomendou adicionar meia xícara extra de folhas verdes a cada 3 dias para aumentar lentamente a ingestão e melhorar a digestão sem inchaço.


“Os vegetais crucíferos, como o brócolis, também podem causar mais gases, por isso é melhor consumi-los cozidos do que crus, para diminuir o impacto no inchaço”, disse Palinski-Wade.



5. Limite as bebidas alcoólicas

Embora as bebidas alcoólicas muitas vezes façam parte da comemoração dos feriados, beber álcool depois de refeições pesadas pode piorar o inchaço do estômago.

“O álcool é uma substância inflamatória que pode retardar a digestão e aumentar a retenção de água, fazendo com que você se sinta letárgico. Também pode causar inchaço no corpo, o que pode resultar em gases, desconforto e distensão abdominal”, disse Hartman.

Para evitar a desidratação e aumentar a ingestão de água, Palinski-Wade disse para deixar lembretes visuais, como colocar sua garrafa de água onde você possa vê-la durante o dia. Ela também sugeriu definir um alarme em seu telefone para incentivá-lo a tomar um gole de água ou usar um aplicativo para monitorar sua ingestão.

Para muitos, beber álcool é tudo, mas, como um amigo de sua saúde, deixe-o de lado o mais rápido possível.

REFERÊNCIAS:

Este artigo é baseado no artigo do site: 

VISITE HEALTHLINE





Comentários