A Black Friday 2023 - A história do maior Evento de Descontos

A Black Friday 2023 - A história do maior Evento de Descontos 



A Black Friday 2023 pode trazer à mente bons negócios e corridas de compras, mas sua história na verdade não tem nada a ver com isso. O que existe é a ganância, o caos e a especulação americana, começando com a primeira encarnação da Black Friday em 24 de setembro de 1869.

No auge da Era Dourada, dois oportunistas corruptos chamados Jay Gould e Jim Fisk estavam pescando ouro. Foi logo após a Guerra Civil e a economia americana estava em ruínas.

Gould e Fisk acumularam o máximo que puderam do ouro do país, elevando o preço e obtendo um lucro enorme. É como se duas pessoas controlassem todo o fornecimento de papel higiénico da América quando a COVID apareceu pela primeira vez e cobraram preços elevados.

O plano deu frutos, com Gould e Fisk levando incríveis US$ 60 milhões ao banco após sua maratona de compras de ouro, de acordo com History.com.

Também conviveram com o cunhado do Presidente Grant, usando as suas ligações políticas para impedir o governo de libertar ouro no mercado.

Contudo, naquele dia fatídico de setembro de 1869, o Presidente Grant mudou de ideia. Ele decidiu colocar milhões de dólares em ouro em circulação, fazendo com que o preço do ouro despencasse.

O esquema de Gould e Fisk falhou miseravelmente, e a queda no preço do ouro atingiu muitos financiadores de Wall Street, fazendo-os perder milhões. O dia ficou conhecido como “Black Friday”.

Como a Black Friday evoluiu

história em vídeo!

A próxima vez que a Black Friday foi amplamente utilizada foi na cidade de Filadélfia.

Mesmo na década de 1950, a Filadélfia era louca por esportes.

Antes de um jogo de futebol entre o Exército e a Marinha, no sábado, os compradores lotaram a cidade, criando multidões de pessoas, algumas delas invadindo e roubando mercadorias. Os policiais da Filadélfia tiveram que trabalhar em turnos extras para lidar com as multidões extremas, apelidando o dia infame de “Black Friday”, de acordo com History.com.

O termo Black Friday remonta a garantir que os varejistas seriam capazes de terminar o ano no preto, com fortes lucros, em vez de no vermelho", diz Angeli Gianchandani, praticante em residência de marketing de marca no Pompea College of Business da University New Refúgio.

No entanto, o período entre o Dia de Ação de Graças e o Natal sempre significou compras e gastos pesados, mesmo na Grande Depressão durante a presidência de Franklin Delano Roosevelt.

“Nos primeiros anos em que ele é presidente, o Dia de Ação de Graças é na última quinta-feira de novembro”, explica Bruce Forbes, autor de “America's Favorite Holidays: Candid Histories”. A sexta-feira depois do Dia de Ação de Graças, embora ainda não fosse chamada de Black Friday, já havia sido designada como o início natural das compras de Natal.

Depois de alguns invernos rigorosos no final da Grande Depressão, "FDR foi pressionado a adiar o Dia de Ação de Graças da última quinta-feira para a penúltima quinta-feira - pela única razão econômica de expandir a temporada de compras de Natal", diz Forbes.

Com o aumento das compras online, que só se intensificou devido à pandemia, as ambições originais de FDR podem estar a tornar-se realidade.



Novo Conceito

De acordo com Gianchandani, o conceito de Black Friday está sendo eliminado e substituído pelo “Novembro Negro”, já que os varejistas esperam capturar as vendas durante todo o mês de novembro e começar a anunciar cada vez mais cedo a cada ano.

Na verdade, o conceito de Black Friday está a tornar-se mais irrelevante e a evoluir ao longo do tempo, diz Gianchandani.

Com empresas como a Amazon, salienta Gianchandani, os grandes retalhistas online podem criar procura de compras através de eventos como o Prime Day, mesmo a meio do ano. Além disso, ferramentas mais sofisticadas de marketing e análise permitem que as lojas alcancem os clientes com apenas alguns cliques a qualquer momento, independentemente de ser ou não Black Friday.

O termo Black Friday teve muitas metamorfoses ao longo dos anos, passando de um esquema especulativo de ouro a uma debandada na Filadélfia e a um benefício varejista. À medida que a tecnologia de compras avança, a Black Friday pode mais uma vez evoluir para um novo significado.


Comentários