AS 6 COISAS QUE OS LEITORES ODEIAM NOS LIVROS
 




As 6 coisas que os leitores odeiam nos livros. Tenho iniciado o hábito de leitura desde os meus 14 anos e me deparei com inúmeras situações que geraram aborrecimento para mim. Você, caro leitor, já leu um livro de finanças e se perguntou o por quê do autor explicar aquele tema de maneira tão técnica, afinal, achei que o livro era para leigos?. Também, já leu uma obra de ficção e bateu um tédio com aquela viagem chata dos protagonista?  E minha esposa que leu um livro de fantasia e encontrou mais tristezas do que alegria. E, então, me interessei pelos ódios dos leitores. Quanto mais eu lia, mais me apaixonava pelos comentários das pessoas. O Washington Post fez uma excelente pesquisa sobre isso, que você pode encontrar aqui.

Acontece que os amantes dos livros acumulam seus aborrecimentos há anos, apenas esperando que alguém pergunte. Aqui estão As 6 coisas que os leitores odeiam nos livros, seis dos melhores, principalmente para quem gosta de romance:

1- A preguiça do autor está no topo da lista, em particular sequências de sonhos pobres, imprecisões factuais e históricas e erros tipografico e gramaticais. Ainda me lembro de ter lido um romance em que o protagonista pegou um táxi e quando marquei a viagem – sou esquisita assim – eram 5 horas de táxi!

2-O comprimento excessivo também faz os leitores rangerem os dentes. Mas não são apenas os livros que são muito longos. Tudo neles é muito longo: prólogos intermináveis, introduções, exposições, capítulos, explicações, descrições, parágrafos, frases, conversas, cenas de sexo, brigas e passagens em itálico.

3-E aquelas coisas que causam confusão sem fim? Gosta do desaparecimento das aspas e dos cronogramas confusos? Quem nunca começou a ler um livro uma vez ou outra e pensou, espera um minuto, quem está falando agora, ou em que ano estamos?

Os próprios personagens são outro pomo de discórdia:

4-Crianças irrealisticamente inteligentes ou animais falantes são considerados profundamente enfadonhos nos romances – juntamente com personagens deficientes que existem apenas para fornecer inspiração mal pensada.

5-Falando em coisas esdruxulas, as mulheres que precisam de resgate parecem gerar uma ira especial. Os velhos tropos sexistas ainda estão presentes em muitos romances. Mesmo quando as personagens femininas recebem responsabilidades e ocupações modernas, elas ainda são frequentemente resgatadas por homens.

6-Há também um ódio por mulheres estúpidas que começam inteligentes e depois se transformam em idiotas por causa de homens que não valem o couro de seus sapatos.

É claro que as objeções clássicas que têm perseguido os romances desde que começaram ainda estão presentes. Muitos leitores ficam enojados com cenas de sexo explícito e violência gratuita, especialmente contra animais, crianças e mulheres.

Coisas estranhas que os leitores odeiam nos livros e que são bem específicas que também me fizeram rir:



Um personagem que aperta a ponta do nariz para indicar frustração

Morder os lábios (aparentemente, isso é demais!)

Protagonistas que tiveram um dia difícil finalmente voltam para casa e tomam um banho escaldante

Alguém que foge de uma cidade pequena e aluga uma casa grande e depois consegue um emprego em um jornal local ou ganha a vida trabalhando como jardineiro.

“Vômito é o novo choro”, lamentou um leitor. “Acho que faz parte de toda a hipervalorização do trauma – e de alguma forma as lágrimas parecem muito fracas, muito mundanas.”

Algumas delas me fizeram rir, outras me fizeram querer vasculhar o livro que estou editando em busca de mordidas nos lábios e beliscões no nariz.

Algumas das suas irritações estão na lista acima ou não foram citadas? Eu adoraria ouvir mais sobre o que te incomoda – seu gênero literário de preferência. Deixe nos comentários e criarei outro post logo logo. Um abraço.

Compre livros de Romance, ficção, fantasia, finanças, no maior site de vendas do Mundo clicando neste link a seguir: 

COMPRE NA AMAZON

As 6 coisas que os leitores odeiam nos livros - Fim!

Comentários