Feliz Natal - Eu amo a Deus por suas bençãos ou por quem ele é?

Feliz Natal - Eu amo a Deus por suas bençãos ou por quem ele é?


 

Faltam apenas alguns dias para o Natal e, sem dúvida, presentes de última hora estão sendo comprados, enviados e embrulhados. Talvez você esteja realizando várias tarefas enquanto ouve. Claro, este é o maior feriado do ocidente, pelo menos para dar e receber presentes. Acabei de ler que o comprador americano médio gastará US$ 1.000 em presentes nesta época de Natal. Uau.

Mas, falando sério, isso leva a uma questão especialmente valiosa durante esta temporada. É de um ouvinte de podcast chamado James. “Pastor John, olá e obrigado pelo podcast. Muitas vezes ouço que devemos amar a Deus por quem ele é, não pelo que ele faz por nós – amar quem dá mais do que os presentes. Como podemos saber que estamos fazendo isso, especialmente durante o Advento e o Natal? Quando examino meu próprio coração, muito do que sei sobre Deus parece estar relacionado com o que ele fez por mim, como o envio de seu Filho na encarnação. Como posso interagir com ele com base nele e não simplesmente com base nos dons que ele me deu?”

Bem, primeiro, acho que é absolutamente crucial, ao buscarmos essa interação com Deus, deixar bem claro em nossa mente e em nosso coração que há uma diferença enorme e importante entre desfrutar de uma pessoa que dá presentes e desfrutar dos presentes em vez da pessoa ( ou mais do que a pessoa). E acho que precisamos esclarecer isso e fixá-lo em nossas mentes, tanto pela experiência quanto pelas Escrituras.

Um anel de noivado

Deixe-me dar um exemplo do que quero dizer com base na experiência. E se você der um anel de noivado? Então você está apaixonado há talvez dois anos e agora vai levar isso adiante de forma decisiva.

Você dá um anel. Presumo que você seja um homem, mas, senhoras, apliquem isso da maneira apropriada. Então você dá à sua noiva um lindo anel de diamante, e ela passa o resto da noite e as semanas seguintes se gabando desse presente. Ela pega e mostra para todo mundo. Mas ela nunca liga para você. Ela nunca olha para você. Ela nunca pega você pela mão e olha nos seus olhos. Ela está emocionada com este diamante, mas sua intenção em dar a ela aquele anel foi totalmente perdida. Como você se sentiria sobre isso?

Você queria que ela olhasse para isso. Ah, sim, você queria que ela adorasse. Você queria que ela ficasse grata por isso. Você queria que ela gostasse, e então queria que ela colocasse na mão, segurasse sua mão sobre a mesa, olhasse nos seus olhos e dissesse: “Eu adoraria passar o resto da minha vida com você. Você é dez mil vezes mais precioso para mim do que este lindo anel.”

Tesouro, Pai, Amigo, Salvador

Compreendemos, por experiência própria, o que significa quando os presentes são mais amados do que quem os dá. Nós entendemos isso. Não há desculpa para não conseguir isso. Nós entendemos isso em nossa experiência. Então obtemos isso na Bíblia quando se trata de Deus, porque está em todo lugar.

Então 1 Pedro 3:18 diz: “Porque também Cristo sofreu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus”. Foi por isso que ele morreu – para nos levar a Deus.

Em Romanos 5:11, depois de dizer que nos regozijamos na esperança e na glória de Deus, e nos regozijamos na tribulação, então ele acrescenta em Romanos 5:11: “Mais do que isso, também nos regozijamos em Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. , por meio de quem agora recebemos a reconciliação.”


Salmos 16:11 diz: “Tu me fazes saber o caminho da vida; na sua presença há plenitude de alegria; à tua direita há delícias para sempre.” Ou Salmo 73:25-26: “A quem tenho eu no céu senão a ti? E não há nada na terra que eu deseje além de você. Minha carne e meu coração podem falhar, mas Deus é a força do meu coração e minha porção para sempre.”

Ou a história dos dez leprosos curados por Jesus em Lucas 17:11–19. Lembre-se, todos os dez acabam sem lepra. Incrível. Curado! Todos fogem, mas um deles — um samaritano — volta louvando a Deus e caindo aos pés de Jesus. Qual é o objetivo? A questão é que as outras pessoas não perceberam. Eles simplesmente perderam isso. Isto é sobre Jesus. Isto é sobre Deus. A libertação era um meio para esse fim.

Portanto, sabemos por experiência própria e pelas Escrituras que há uma diferença entre desfrutar de um doador através de seus dons e desfrutar de presentes em vez do doador. Nós sabemos isso. Nós entendemos isso.

Sabemos que o objetivo de tudo o que Deus faz por nós é projetado para tornar possível que estejamos com ele e que ele esteja conosco. Deus faz tudo para que estejamos conosco como nosso Tesouro, Pai, Amigo e Salvador que tudo satisfaz. Deixar isso claro é a chave, penso eu, para experimentar Deus em e através de todos os seus dons.



O presente é o doador

E aqui está mais uma chave para nos ajudar a experimentar Deus desta forma durante a época do Natal. Deveríamos compreender que cada dádiva – cada coisa boa de qualquer espécie que entra em nossas vidas como um sinal da bondade eterna de Deus – foi totalmente comprada pelo sacrifício de Jesus, pelo sangue de Jesus.

Aqui está a lógica de Romanos 8:32: “Aquele que não poupou a seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará também com ele todas as coisas?” Então todas as coisas estão chegando até nós como crentes porque ele não poupou seu Filho.

Aqui está o efeito que isso tem. Todo dar e receber, especialmente na época do Natal, torna-se uma lembrança da morte de Jesus. Agora, que efeito isso tem? Que efeito Deus pretende que a morte de seu Filho tenha sobre nós quando pensamos dessa maneira?

Por um lado, Cristo é o presente indescritível do Pai (Romanos 8:32; 2 Coríntios 9:15). E Cristo é o seu próprio dom. Repetidamente, o Novo Testamento diz que Cristo se entregou (Marcos 10:45; Efésios 5:2; 5:25; Gálatas 1:4; 2:20; 1 Timóteo 2:6; Tito 2:14). Cristo se entregou.

Pense nisso. Se Deus dá o seu Filho, e o Filho se entrega por você e para você, então nem faz sentido dizer que amamos mais o presente do que o doador. O presente é quem dá; o doador é o presente

Chave para dar

Assim, uma vez que cada presente partilhado na época do Natal só é possível por causa da morte de Cristo por nós e, assim, dirige a nossa atenção para a morte de Cristo, portanto, cada presente leva-nos através da cruz até ao presente que é o doador.

“Todo dar e receber, especialmente na época do Natal, torna-se uma lembrança da morte de Jesus.”

Ou aqui está outra maneira de ver isso. Em Romanos 5:8, Paulo diz: “Deus prova o seu amor para conosco pelo fato de Cristo ter morrido por nós, sendo nós ainda pecadores”. Portanto, por trás de cada presente que recebemos ou damos na época do Natal está a morte de Cristo, e isso significa que cada presente é o transbordamento do presente do amor de Deus, porque é isso que ele mostra quando Cristo morre. Quando você pensa no amor de Deus, ele é inseparável dele mesmo, não é?

Quando John Piper fala sobre desfrutar de Deus, não quero dizer: “Ah, mas você não pode desfrutar do amor dele”. O amor dele não é um presente - é o que ele é, certo? Quando o verdadeiro amor une duas pessoas, elas não dizem: “Ei, onde está o presente?” Eles dizem: “Você é o presente. Você é meu amor. Seu amor é você mesmo dado a mim.

Portanto, parece-me que Romanos 8:32 é a chave para a centralidade em Deus ao dar e receber presentes no Natal. Todo bem em nossa vida como cristãos se deve à morte de Jesus, de acordo com a lógica de Romanos 8:32. E essa morte é o dom do próprio Deus para a nossa alegria eterna e o dom do amor de Deus, que é também a doação de Si mesmo a nós.

REFERÊNCIA:

VEJA O ARTIGO ORIGINAL


Comentários