A derrota nos tribunais que pode ser um duro golpe na NFL

NFL NFL Philadelphia Eagles

(Bloomberg) — A NFL – liga de futebol americano dos Estados Unidos – raramente perde no campo, mas uma derrota esmagadora em uma ação antitruste pode mudar a forma como a liga esportiva mais rica do mundo gera e distribui bilhões de dólares em receita a cada ano.

Na quinta-feira (27), um júri de Los Angeles decidiu a favor dos fãs que alegaram que a liga conspirou com a DirecTV para aumentar o preço das assinaturas para assistir a jogos fora do mercado local dos times. Os danos de $4,7 bilhões podem ser triplicados de acordo com a legislação federal.

Isso não significa que o jogo acabou.

O juiz pode reduzir o veredito ou até anulá-lo completamente e decidir a favor da NFL. Ele não parecia favorável aos argumentos dos fãs durante o julgamento e já havia rejeitado o caso em 2019 antes de ele se tornar uma ação coletiva. Moções pós-julgamento estão marcadas para 31 de julho.

“É um problema realmente sério, mas ainda há um longo caminho a percorrer”, disse Patrick Crakes, consultor de mídia e ex-executivo da Fox Sports, que ajudou a negociar os acordos da rede com a NFL. “Quanto ao panorama geral e à posição da NFL no cenário da mídia e seu valor, isso não vai pará-los. Eles vão continuar em frente.”

Se o veredito for mantido, a NFL disse que irá recorrer à Suprema Corte, prolongando um caso que remonta a 2015. O bar Mucky Duck em San Francisco entrou com o processo original, argumentando que o NFL Sunday Ticket forçava os espectadores a pagar por jogos fora do mercado, mesmo quando seu time não estava jogando — e cobrava preços altos por isso. Em outras palavras, como fã, você deve comprar os direitos de todos os jogos em um domingo, não apenas quando seu time joga.

O júri levou menos de um dia de deliberações para decidir que isso era injusto. O veredito é um choque na forma como os esportes são oferecidos aos consumidores e um golpe significativo para a NFL, acostumada a fazer qualquer negócio vingar. Mesmo que recorra, a liga precisa planejar os custos potenciais da derrota.

É difícil saber quanto dinheiro a NFL tem. Como empresa privada, não compartilha suas finanças. Em 2010, o comissário da NFL, Roger Goodell, estabeleceu uma meta de receita de $25 bilhões até 2027.

Atualmente, uma maneira de estimar a receita da NFL é considerar cerca de $12 bilhões, de acordo com o relatório anual dos Green Bay Packers, o único time da NFL que divulga suas finanças. Cada um dos 32 times recebe a mesma quantia da NFL, e os Packers receberam $374,4 milhões em 2022, os últimos números disponíveis.

A FIFA, o órgão mundial do futebol, é a única outra organização esportiva que compete com a NFL em termos de dinheiro, pelo menos durante um ano de Copa do Mundo. Ela arrecadou mais de $6 bilhões com a Copa do Mundo no Catar em 2022. Tem cerca de $4 bilhões em reservas de caixa.

Se a FIFA tem tanto dinheiro, pode-se supor que a NFL pelo menos tem a capacidade de economizar e pagar o veredito, mas isso levará algum tempo. Assim como o recurso.

Mudança de Poder

A próxima questão — assumindo que o veredicto não seja revertido — pode ser uma mudança de poder entre a NFL e seus times.

A NFL manteve seus membros felizes assinando acordos de TV massivos que enriquecem a todos. A NFL receberá $110 bilhões do acordo de TV de 11 anos assinado em 2021.

A liga sempre foi especial. Em 1961, o Congresso aprovou a Lei de Transmissão Esportiva, depois que um tribunal distrital dos EUA decidiu que a NFL estava violando as regras antitruste ao agrupar direitos em um acordo com a CBS.

A lei permitiu que a NFL agrupasse os direitos de todos os times para tornar a liga economicamente viável. Mas a lei focava em acordos de transmissão, enquanto o processo do Mucky Duck focava em saber se a NFL violou leis antitruste com o pacote Sunday Ticket oferecido pela DirecTV, um provedor de satélite.

Se o veredito for mantido, os times poderão ter a oportunidade de vender seus direitos locais e jogos fora do mercado para uma TV a cabo ou até mesmo um serviço de streaming. A tentação pode ser fortalecida se a NFL tentar repassar o custo da multa para cada time — um impacto potencial que pode variar de $150 milhões a $450 milhões.

YouTube

A partir de 2023, o YouTube substituiu a DirecTV como o lar do Sunday Ticket. Ele paga $2 bilhões por ano para a NFL e cobra $349 dos clientes. Embora o caso não envolva o YouTube, é difícil dizer se a plataforma de streaming se dá melhor distribuindo mais dinheiro a um time com uma base de fãs maior e mais espectadores. Também é difícil saber se o proprietário do time acha que pode fazer um acordo melhor por conta própria.

O dono do Dallas Cowboys, Jerry Jones, admitiu isso durante o julgamento. “Estou convencido de que ganharia muito mais dinheiro do que os Bengals”, disse ele no tribunal. Isso gerou algumas risadas.

Jones é, indiscutivelmente, o arquiteto do financiamento da NFL pelas receitas de TV. Em 1992, a CBS e a NBC realmente perderam dinheiro com as transmissões da NFL. O comitê de transmissão da NFL queria dar milhões em reembolsos às redes. Jones disse não, trouxe uma nova rede chamada Fox e iniciou uma guerra de lances.

Quando Jones lutou contra o reembolso, ele era um novo proprietário após comprar os Cowboys em 1989 por $140 milhões. Agora vale bilhões. Existem novos proprietários procurando deixar sua marca.

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