em
InfoMoney
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
A janela de operação no day trade de manhã tem os melhores movimentos, com mais liquidez e volume de negociação, além de notícias que impactam os mercados financeiros. Sem contar a abertura das bolsas aqui e lá fora, que causam sempre maior volatilidade.
Mas, e na parte da tarde? Henrique Pena, trader e analista CNPI há 3 anos, trabalha como profissional no mercado financeiro desde 2012.
No último dia 12, ele começou a fazer análise ao vivo do mercado, no Arena Trader XP, à tarde, de 13h30 às 17h, de segunda a sexta-feira. “A parte da tarde é sempre mais desafiadora”, afirma.
Pena cita que os principais dados americanos que mexem com os mercados pelo mundo são divulgados sempre pela manhã, com exceção de um, que é a taxa de juros anunciada após a reunião do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA). Só que ela acontece a cada seis ou sete semanas corridas.
“À tarde, os movimentos do mercado são menores, menos volumes. É um mercado que às vezes já está definido”, diz. O crucial nesse cenário, segundo ele, é entender a amplitude menor dos movimentos para tentar entrar numa tendência de alta ou de baixa.
Leia mais:
Guia do Day Trade: como comprar e vender ações no mesmo dia
“Do total, 80% dos pregões do mercado não é direcional, mas 20% são de tendência”, destaca. E essa tendência ela vale para tarde também, seja de alta ou de baixa.
“Tenho que cuidar na parte da tarde de criar um ambiente altamente interativo, educacional e até divertido. Conto casos de mercado, da minha vida. A intenção é que o trader não se sature se não tiver um cenário ideal para o trade”, conta ele sobre a sua rotina no Arena Trader.
Mas ele lembra também que o mercado à tarde pode ter movimento. “A gente passa por um momento de difícil previsibilidade. Tem muita coisa acontecendo, como as falas de (presidente) Trump (nos Estados Unidos)”, afirma ele.
Saiba mais:
De trader sem grana à analista com mil pessoas que “copiam” sua operação no mercado
“Tento diminuir o nível de ansiedade da turma porque quem senta na frente do computador à tarde quer fazer trade”, diz. Henrique Pena diz que além de análise ao vivo do mercado, ele aproveita o período mais “calmo” da tarde para explicar sobre como indicadores funcionam, como avaliar a dinâmica de preço, entre outros assuntos técnicos. “A manhã é mais difícil fazer isso numa sala ao vivo”, pontua.
Por dia, suas transmissões têm batido mais de 2 mil visualizações. Pena acha que às pessoas que fazem trade à tarde são porque tem compromissos regulares pela manhã, como um trabalho em regime de CLT, por exemplo. “No Arena Trade à tarde, ele vai ter uma boa companhia”, brinca.
The post Trader explica como opera à tarde, quando muitas vezes o “mercado já está definido” appeared first on InfoMoney.
Comentários
Postar um comentário