
A pesquisa Marcas Mais Valiosas 2025, ranking elaborado pela TM20 em parceria com Brazil Panels e Elos Ayta passará a ser publicada com exclusividade pelo InfoMoney. O levantamento divulgado desde 2003 contará, pela primeira vez, com empresas não listadas na Bolsa de Valores e será publicado no próximo dia 3 de novembro.
Leia também: Pesquisa inédita enumera marcas mais valiosas do varejo alimentar; veja ranking
Nos últimos meses, o InfoMoney publicou o ranking de marcas mais valiosas dos setores de varejo alimentar e de materiais para construção. O levantamento é estruturado com base nos pilares de Contribuição da Marca, Força da Marca e Valor Financeiro da Marca. “Essa abordagem permite que as empresas compreendam o impacto real de suas marcas nos resultados econômicos e gerenciem seu crescimento de forma mais eficaz”, diz o CEO da TM20 Branding, Eduardo Tomiya.
O CEO do InfoMoney, Matheus Lombardi, destaca a parceria para publicação do ranking como um marco que reforça a influência e a credibilidade da plataforma como a principal fonte de informação sobre negócios e finanças do país.
“Trata-se de um estudo de referência, que valoriza empresas que moldam o presente e o futuro da economia brasileira. Celebramos a parceria com a TM20, que traz a robustez metodológica e a confiança necessárias para oferecer ao mercado um retrato preciso do impacto das marcas mais influentes do Brasil”, afirma Matheus Lombardi.
Caixa, Unimed, Sicoob, Globo e Supermercados BH são apenas alguns dos exemplos de companhias de capital fechado que puderam ser avaliadas neste ano. Serão incluídas as empresas de capital fechado com informações públicas suficientes para serem avaliadas.
Atributos avaliados e metodologia
A contribuição de marca é medida a partir da análise de sua importância e de diferenciais em atributos como melhor qualidade, marca em que o consumidor mais confia, percepção sobre inovação e tecnologia e preço.
No caso da força de marca é avaliada sua influência em diferentes etapas do relacionamento com o consumidor. O entrevistado é questionado sobre primeira marca lembrada para determinada categoria de produtos ou serviços — sem oferecer opções –, marca mais reconhecida quando são apresentadas opções, quais são consideradas para compras, de qual marca o consumidor já comprou ou utiliza atualmente, onde ele deposita mais confiança, qual é a sua preferência, quais marcas recomenda e se rejeita ou evita alguma delas.
Já o valor financeiro é determinado pela combinação dos resultados de contribuição e força de marca com parâmetros financeiros da empresa. Valor de mercado, patrimônio líquido e uma integração de outras métricas são consolidados para chegar a um valor final do indicador.
Leia também: Tigre é marca mais valiosa de materiais para construção, diz ranking InfoMoney e TM20
Para a edição deste ano foram ouvidos mais de 20 mil pessoas com leitura segmentada por regiões. A nova abordagem dá maior capilaridade à pesquisa de mercado, superando a limitação dos estudos anteriores que se concentravam em grandes capitais e considerando a variedade significativa de hábitos de consumo por regiões.
“Desde 2003, publicamos rankings de valor de marca com o objetivo de tangibilizar ao mercado o valor financeiro desse ativo [marca], utilizando informações financeiras públicas, com levantamento feito pela Elos Ayta, liderada por Einar Rivero, e pesquisas independentes realizadas pela TM20 e Brazil Panels, liderada por Claudio Vasques, junto a públicos estratégicos externos”, conta Tomiya.
Todas as marcas incluídas na pesquisa devem ter origem brasileira e/ou relevância de atuação no mercado nacional. Não há contato direto com as empresas avaliadas, nem utilização de informações privilegiadas.
O ranking de Marcas Mais Valiosas
Tomiya é formado em Engenharia de Produção pela Poli-USP e autor do livro Valor do Branding, publicado pela Editora Senac. O responsável pelo estudo desde sua primeira edição já desenvolveu mais de 500 projetos de avaliação de marcas ao longo de sua carreira e foi o responsável técnico de cada uma delas.
Em 2024, o Nubank (ROXO34) liderou a lista, com um valor de marca de US$ 26,446 bilhões. Mercado Livre (MELI34), Itaú (ITUB4), Vivo (VIVT3) e XP terminam o top 5.
The post Ranking de Marcas Mais Valiosas do Brasil passa a ser publicado no InfoMoney appeared first on InfoMoney.
Comentários
Postar um comentário