Entregas e pequenos negócios impulsionam empreendedorismo no Brasil

Seguro de moto

O Brasil vive uma expansão de pequenos negócios. Em julho de 2025, o país registrou a abertura de 433 mil novas empresas com esse perfil. Os microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) representaram 96,3% de todos os empreendimentos registrados nesse mês. É o melhor resultado desde março, segundo o último levantamento do Sebrae.

No acumulado entre janeiro e julho, os pequenos negócios também se destacam, sendo 96,9% das 3,1 milhões de empresas abertas. O setor de Serviços lidera a criação de empreendimentos, com 1,9 milhão de registros no período, sendo que 77% correspondem a MEI e 23% a MPE. Estados como São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro concentram o maior número de formalizações, refletindo a força dos grandes centros urbanos como polos de empreendedorismo.

Dados do Sebrae mostram ainda que atividades de malote e entrega (7,9%) estão entre as líderes na abertura de MEIs, seguidas de transporte rodoviário de carga (7,6%). “Os pequenos negócios são a força que movimenta o Brasil. Para o país, isso representa geração de empregos e inclusão”, afirma o presidente do Sebrae, Décio Lima.

Perfil do novo empreendedor

Com o avanço do e-commerce, delivery de alimentos e soluções logísticas locais, as projeções, segundo o Sebrae, indicam que o setor de entregas continuará a crescer nos próximos anos. Luciano Raimundo Contarine, 48 anos, de Belo Horizonte, é um exemplo desse perfil de pequenos empreendedores. Após anos trabalhando com manutenção, há quatro meses ele decidiu investir em serviços de entrega, motivado pelo crescimento do setor e pela possibilidade de formalização como MEI.

“Meu primo fazia entregas para empresas de e-commerce e me convenceu a entrar nessa área. Hoje me formalizei e entrego apenas para uma empresa de pão de queijo da cidade”, explica. Para se adaptar, trocou de carro por um modelo com bagageiro. Luciano faz hoje cerca de dez entregas por dia, com ganhos maiores do que no antigo emprego e, segundo ele, com mais autonomia de horários.

Mas os planos não param por aí. “Também tenho uma moto e quero aproveitar o momento para entrar no delivery de comida à noite”, afirma.

The post Entregas e pequenos negócios impulsionam empreendedorismo no Brasil appeared first on InfoMoney.

Comentários